Porto Seguro é eleita a 16ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking ?Marcas Brasileiras Mais Valiosas? da consultoria global Interbrand. Com um crescimento de 11% no valor de marca em relação ao ano anterior, a Porto Seguro alcança um valor estimado em R$980 milhões.
A Interbrand é conhecida por defender que os negócios crescem quando têm uma estratégia clara e proporcionam aos consumidores uma experiência única. A empresa publica o estudo ?Best Global Brands? anualmente, elencando as 100 companhias mais valiosas mundialmente. A metodologia usada pela rede é a primeira de seu tipo a ter a certificação ISO e, para desenvolver esse documento, são analisados três aspectos que contribuem para o valor de marca: a performance financeira dos produtos ou serviços, o papel que a empresa tem na influência da escolha do consumidor e a força da instituição em assegurar os ganhos para a empresa.
A versão local do estudo é feita pela Interbrand em São Paulo, que ranqueia as 25 marcas mais valiosas do Brasil. Utilizando a mesma metodologia que a pesquisa global, o ranking regional possui critérios setorizados, como ser de origem brasileira, ter informações financeiras públicas, publicar resultados individuais e gerar lucro econômico positivo.
De acordo com Luiz Arruda, VP de Marketing, Clientes e Dados da Porto Seguro, a empresa fez um grande trabalho de ajuste da sua arquitetura de marca para refletir e ajudar a transparecer a ambição de ser um ecossistema de soluções e serviços para o dia a dia das pessoas. ?Na Porto fizemos um grande trabalho de ajuste da nossa arquitetura de marca, justamente para que ela refletisse e ajudasse a transparecer a nossa ambição de ser um ecossistema de soluções e serviços para o dia a dia das pessoas. Foram a estratégia do negócio, a essência e o propósito da Porto que nos guiaram nas decisões de deixar nossas marcas organizadas de maneira simples e direta, para que clientes, parceiros e corretores ficassem ainda mais próximos?, salienta Luiz Arruda, VP de Marketing, Clientes e Dados da Porto.
Além da Porto Seguro, outras marcas do mercado de seguros como a Bradesco Seguros, a SulAmérica e a Tokio Marine também aparecem no ranking das ?Marcas Brasileiras Mais Valiosas?.